Recursos materiais e patrimoniais
Luciano Cardoso de Melo
Paula Lopes de Oliveira Maia
Tiago Guimarães de Oliveira
Apresentação:
A disciplina de Recursos Materiais e Patrimoniais tem como objetivo distinguir e escolher entre os diferentes sistemas de controle de estoques, compreendendo suas particularidades, seus usos e seus pontos fortes e fracos. Conteúdo Programático: 1. Os Recursos 1.1 Materiais 1.2 Patrimoniais 1.3 Capital 1.4 Humanos 1.5 Tecnológico 2. Administração de Materiais 2.1 Desempenho 2.2 Enfoques 2.3 Principais técnicas de Administração de Materiais 2.4 Principais técnicas de Administração de Patrimônios – Bens e Equipamentos 2.4 Tendências 3. Aquisição 3.1 Gestão de Compras 3.2 Compras de Recursos Patrimoniais 3.3 Ética em Compras 3.4 Classificação ABC 4. O Papel dos Estoques na Empresa 4.1 Conceito de Estoques 4.2 Tipos de Estoques 4.3 A Importância dos Estoques 4.4 Gráfico de Estoques 4.5 Níveis de Estoques 5.0 Custos de Estoques 6.0 Inventário Físico INTRODUÇÃO
A importância da gestão de materiais para as organizações está baseada na organização dos processos internos, nos quais a empresa pode controlar seus custos, desperdícios e principalmente sua produção. Para as organizações, a Administração dos Recursos Materiais e Patrimoniais é fundamental, pois:
* 16% dos programas de produção não podem ser executados por falta de ferramentas; * 30% a 60% do estoque de ferramentas estão dispersos ou não disponíveis; * 3 semanas de trabalho por ano são perdidas com a busca de ferramentas indisponíveis; * 40% a 80% do tempo do encarregado é perdido procurando e expedindo materiais e ferramentas.
A administração de materiais tem a finalidade de integrar as atividades entre empresa, fornecedores e clientes, fortalecer parcerias, integrar informações e maximizar resultados.
A administração de recursos patrimoniais busca