Resenha do texto a carteira - machado de assis
Este texto nos relata a vida de um homem conhecedor das leis por um advogado. Honório era o seu nome, e até o certo momento que o conhecemos, ele é um cidadão comum em uma sociedade, onde paga seus impostos, vive bem com as pessoas e sua família.
Porém igual a todos nós, ele tem gastos com sua sobrevivência e com sua família, só que no caso dele, existe gastos exagerados, principalmente em satisfazer o ego usurpador de sua amada esposa, tanto que as dívidas por estarem altas, acabam lhe tirando o sono e até mesmo o deixando desorientado.
Perdendo alguns processos, e sendo difamada a sua imagem, isso fazia com que tivesse pouco trabalho e minúsculo ganho, mas as dívidas não olham o seu bem estar.
Mas em certo dia Honório se deparou com uma carteira jogada ao chão, e rapidamente à pegou e a guardou dentro de seu bolso e continuou em seu caminho. Ele parou e entrou em um estabelecimento para tomar um café, e naquele momento ficou em pensamentos por um bom tempo em que ele deveria fazer com aquela carteira. Se ele a abrir-se e encontra-se dinheiro? Usaria para pagar suas dívidas? Simplesmente a levaria e a entregaria a policia ou anunciaria? Curioso, com tantos conflitos em sua vida, eis que apareceu mais um, porém esse ainda não tirou o sono, mas esta o deixando em conflitos com sua conduta.
Mesmo com receio ele veio a abri-la, e reparo que tinha uma quantia em dinheiro bastante razoável, uma quantia que devido a sua curiosidade ele contou e descobriu que com todo aquele dinheiro ele poderia pagar as suas dívidas urgentes, e iria lhe desafogar por algum período.
Mas ele tinha em mente um pensamento que se encontrar algum sinal ou identificação do dono ele não poderia ficar com o dinheiro que no caso não o pertencia. Verificou os bolsos da carteira e achou 5 cartões de visita, no qual identificava o seu legítimo dono que era o seu grande amigo Gustavo.
Naquele momento as