Resenha do texto "Venha ver o pôr do sol"
Lygia Fagundes Telles é uma escritora conhecida pelos seus vários romances e contos de diversos assuntos; dona de obras como: Ciranda de Pedra (1952), As meninas (1973) e As horas nuas (1989), a renomada autora já ganhou alguns prêmios, e dentre eles, podemos citar o Prêmio Coelho Neto, da Academia Brasileira de Letras e o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, que por sinal, foram ganhos em 1973, como reconhecimento pelo belo romance “As meninas”, já descrito acima. Tomando conhecimento, de uma das obras da escritora em questão, “Venha ver o pôr do sol” demonstra ser um conto intrigante e curioso.
O conto aborda a história de um ex-casal, onde o rapaz com nome de Ricardo, ainda extremamente apaixonado e obcecado por Raquel, sua antiga companheira, implora por um ultimo encontro, que tem como cenário, um local um tanto quanto inusitado; Ricardo marca com Raquel em um cemitério abandonado, alegando que teriam mais privacidade e ao mesmo tempo iriam fazer um programa econômico e romântico.
É visivelmente claro no texto, o estranho amor que Ricardo sente por Raquel, e a possessividade, obsessão e o ciúmes que está presente no interior do rapaz, que não aceita, perder a amada de vez para outro homem. Tamanha foi à coragem e frieza de Ricardo ao premeditar um crime covarde e totalmente cruel, deixando Raquel isolada do mundo, ao tranca-la em uma espécie de capela, dentro do cemitério, um lugar obscuro e distante dos ouvidos alheios.
Um crime passional, que não está distante dos nossos olhos na realidade, muitos machucam e matam, colocando o amor como desculpa; afinal, que amor é esse que dá o direito de prender ou matar alguém ?