resenha do texto ler e escrever
Língua Portuguesa
Docente: Daillane dos Santos Avelar
Discente : Camila
Resenha: “ler e escrever: estratégias de produção textual ”
No livro ler e escrever, as autoras procuram estabelecer algumas teorias e práticas, que possam simplificar o modo como se escreve, fazendo assim uma ligação e entre como se escrever um texto (teoria), a escrita e as práticas de ensino (como os professores iriam passar esse conhecimento). As autoras possuem um vasto conhecimento sobre o assunto, devido a formação acadêmica das mesmas, já que Ingedore e Vanda são mestres e doutoras em Língua Portuguesa pela PUC-SP, além de terem escrito outras obras relacionado ao assunto. Todavia, nesta resenha só irá ser citado o capítulo 1 – Fala e escrita.
Para entender um texto falado e escrito, faz-se necessário inicialmente saber o que é um texto: ele é formado por um diálogo (relação construída) entre o locutor e interlocutor, onde são construídos decorrente de um evento comunicativo. No entanto a produção de um texto é mais complexa do que se imagina, pois requer certas habilidades do autor para que faça com aquele que lê ou ouve, absolva sucintamente a ideia que está escrita, falada.
O texto escrito, é onde há total distanciamento entre o leitor e o interlocutor, já que para a sua produção não é necessário a opinião (participação) do leitor. Ele é um texto objetivo, sucinto e claro, onde o autor escreve um texto direcionado a um certo de público alvo. Já que o mesmo ao escrever, irá conseguir prever as reações daqueles que irão ler. Nesse tipo de texto há uma maior elaboração, devido ao tempo de planejamento que aquele que produz tem, assim o autor faz uso de certas ferramentas, que facilitará a compreensão do texto.
Já o texto falado, é promovido pela presença dos interlocutores, onde há a relação entre eles, já que os mesmos estão presentes. Logo há uma produção verbal conjunta. Assim é visivelmente e clara a distinção