resenha do Texto: Escola ideal para alunos não ideais, de Claudio Moura de Castro, publicado na revista Veja
Texto: Escola ideal para alunos não ideais, de Claudio Moura de Castro, publicado na revista Veja, página 24, em 05 de Fevereiro de 2014.
Escolas de alunos de elites são escolas bem preparadas, dotadas de um corpo de professores bem preparados, estrutura diferenciada, com acesso a materiais de qualidade e conta com alunos selecionados para esse padrão de qualidade e para esse tipo de ensino que é dado por essas instituições. Porém não se pode esquecer que a maioria gritante de nossa população são de pessoas mais simples e pobres que não conta com uma estrutura, nem mesmo familiar, para obtenção de conhecimentos. Hora, uma escola de elites para alunos de elites não é uma coisa surpreendente de se fazer, o que queremos então é uma escola ideal para essa maioria de alunos que “não são ideais” e que necessitam aprender e deter conhecimento, onde o único meio que podem conseguir é pela educação nas escolas, más o que se vê é que essas escolas não estão preparadas para esses alunos ou então são os alunos que não estão preparados para as escolas. Não se podem esperar os mesmos resultados que se alcançam nas escolas de elites, pois os alunos não o são, eles são convencionais, comuns.
O autor do texto foi muito feliz ao nos dizer que as escolas devem enxugar matérias desnecessárias e que não são aplicadas no dia-a-dia do aluno. Deve-se realmente sintetizar as matérias dadas nas escolas de forma que as que sejam dadas, realmente possam ser aprendidas e utilizadas no cotidiano. Quando ele afirma que entulhar os alunos de matérias não resolve o problema de educação, temos que concordar e ressaltar que não é que os alunos normais são piores que os elitistas, mas sim ir de acordo com a realidade e com os dados que a própria Prova Brasil nos mostra. Ensina se muito e no fim o aluno nada absorve, e esse muito que é passado muitas das vezes nem necessário é.
Propondo uma educação mais eficiente e eficaz “é preciso criar escolas voltadas para o leque variado de