Resenha do livro o que é negritude de mia couto
A autora Zilá Bernd, nasceu em porto alegre, Rio Grande do Sul, Lecionou literatura francesa no instituto de letras, e literatura brasileira no curso de pós graduação em letras, na (UFRGS) Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Publicou os livros: A questão da negritude (1984), negritude e literatura na América Latina (1987), Antropologia de poesia negra brasileira (1988), Introdução à literatura negra (1988).
No livro "O que é negritude", a autora traz o questionamento, do movimento de tomada de consciência de ser negro caracterizado por "Negritude".
O livro abrange vários conceitos desse processo de conscientização, com o objetivo de refletir sobre esse movimento defensor do negro, num cenário, onde ainda permanece os conflitos e as dúvidas,referente e “verdadeira liberdade dos afro-descendentes.
A autora relaciona seu conceito de negritude, aos fatos históricos, que pouco colaborou para a negritude, principalmente no Brasil, que após o centenário da abolição da escravatura, a situação do negro pouco se alterou, mesmo depois de libertos. No livro, Zilá ressalta que a construção do estereótipo contra os negro, é uma forma de generaliza-los , com inferiores aos brancos , deixando explícito que estes, servem somente para denegrir a imagem do negro perante à sociedade. Mostrando um pensamento preconceituoso, nas visões, dos filósofos Montesquieu e Hegel, que caracterizando a negritude de a ideologia da barbárie, que se solidificou nos séculos XVIII e XIX.
A autora enfatiza, que a palavra negritude é polissêmica, ou seja, dispões de vários significados , pra designar a conscientização de ser negro, seja por seu , seja por sua cultura , fazendo dessa polissemia um processo de desconstrução do estereótipos pré- conceituosos contra a raça negra.
Destaca também os idealizadores do movimento da negritude, Aimé Cesaire, leopolod sedar, toussaint louverture e zumbí dos palmares,