Resenha do livro O Pequeno Médico
CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM
PROFª NILDA BARATA
ALUNA: KAROENA TRAJANO
RESENHA DA OBRA: O Pequeno Médico
AUTORA: Graziela Gilioli
BELÉM-PA
2014
O livro, “O Pequeno Médico”, é narrado em primeira pessoa, com capítulos que em um momento falam do passado e em outro momento, do presente. Ao todo são 143 páginas que contam a história de Alexandre, narrada por sua mãe e também autora do livro. Um menino esperto, inteligente, alegre, que aos 12 anos de idade foi diagnosticado com câncer. A autora conta no decorrer do livro como foi sua experiência ao lidar coma doença do seu filho caçula, o sofrimento que passou junto com seu filho mais velho Marcelo e familiares.
Alê, como é chamado em boa parte do livro, se mostra confiante o tempo todo de que vai vencer a doença, sempre atento a tudo que acontecia ao seu redor, contagiava a todos com suas conversas e risadas. Quando Alexandre estava internado, as enfermeiras tinham uma preferência pelo andar que ele ficava, o 12ª andar. Até as que não davam a devida atenção, passaram a dar uma atenção especial, como no caso de uma enfermeira, que graças a insistência de Alê, evitou de aplicar um medicamento no qual ele tinha alergia.
A equipe de fisioterapia também gostava muito de Alexandre, dava carinho, atenção e acima de tudo o respeitava, algo que hoje é um assunto que está sendo muito focado, a humanização. Isso ajudou nos momentos em que o garotinho estava triste e cansado, devido as várias sessões de quimioterapia, tivesse mais força de vontade para lutar contra a doença, transmitindo essa força para sua mãe que não saia do seu lado.
Infelizmente, tiveram alguns médicos, como Graziela conta, que não davam a atenção necessária para seu filho, como o médico urologista que ignorou todas as queixas de dor de Alê, por se achar superior. Mais tarde outro médico notou que algo estava errado e descobriu a negligência do colega de trabalho e o