Resenha do livro noticias de lugar nenhum
O livro Notícias de Lugar Nenhum: ou uma época de tranqüilidade, de autoria de William Morris, remete claramente a utopia de Thomas More, em quem se inspirou. Morris foi um militante socialista, que encontrou nos ideais de Marx novas convicções sociais e políticas. Fundou juntamente com um grupo a Liga Socialista, que exerceu grande influência na Inglaterra, ainda que houvesse obstáculos impostos pela sociedade burguesa. Sua trajetória possibilitou – lhe escrever o romance de base utópico-revolucionária referido.
Na obra, o narrador-personagem William Guest adormece após retornar de uma reunião da Liga Socialista e ao acordar vê-se em uma sociedade avançada. Nesta sociedade não há propriedade privada, grandes cidades, divórcio, nenhuma autoridade, nenhum sistema monetário, sem prisões e nenhum sistema de classes.
Um jovem – Dick – se oferece como guia de Guest para que este aprendesse aos poucos sobre esse novo mundo. Ao atravessar a cidade a caminho da casa de Hammond, bisavô de Dick, Guest pôde observar o funcionamento da nova sociedade, porém sem compreende-la ainda. Por exemplo, como nessa sociedade as crianças são criadas, como se chegou a igualdade e a uma sociedade sem regras convencionais.
Logo no início do romance, embora a educação formal para crianças seja apresentada como uma ação inexistente, “estão sempre organizando grupos e vêm se divertir no bosque por algumas semanas durante o verão [...]; é como eles aprendem a fazer as coisas por si sós e observam os animais na floresta;” (p. 58).
Hammond é um senhor que vivenciou a passagem da antiga Londres capitalista para a Londres socialista. Recordou com horror o período de existência de enormes fábricas em que a contribuição humana era puramente mecânica. A sociedade agrícola de Morris tinha como alguns dos ideais promover o trabalho manual, a substituição dos aglomerados urbanos