Resenha do livro MAria Lucia Martinelli
O livro Identidade e Alienação da autora Maria Lucia Martineli,é indispensável para nossa formação,pois ele nos ajuda a saber mais da historia do Serviço Social e nos da uma compreensão melhor profissão .O livro também mostra um pouco da identidade do profissional e a cociência de classe da categoria .
A autora faz uma reflexão dos conceitos machista,de produção e reprodução social,do conceito de trabalho ! Explica também as condições de sobrevivência do capital identificando o trabalho necessário do trabalho abstrato e trabalho concreto.O livro mostra ainda todo o percurso feito pelo capitalismo e seu modo de produção que não poupou a humanidade.
Martineli aponta que atravez de uma imposição conjunta, o olhar investigativo como um intrumento de trabalho que vai permitir indagar e reconhecer a matéria objeto de seu trabalho e buscar o instrumento mais palatável para tornala na direção de contribuir na construção de uma sociedade na qual se supere a questão social . Ela queria entender até que ponto a alienação estava introduzida na categoria profissional e até onde os profissionais estavam conscientes de que a burguesia estava assumindo o controle da política profissional desses agentes; e estavam se deixando moldar, serem consumidos pela burguesia.Então ela concluiu que: “pensar a profissão é um buscar compreender o serviço social como um fenômeno social histórico e cultural”.
A ausência de identidade profissional torna frágil a consciência social dos profissionais fazendo com que eles se tornem alienados e automaticamente alienadores da prática profissional. Portanto é fundamental pensar historicamente o Serviço Social e principalmente sua ligação com o capitalismo, sabendo que a busca da identidade está ligada com a ruptura da alienação .