Resenha do livro fora de serie
GLADWELL, Malcolm. Fora de série: outliers. Rio de Janeiro: Sextante, 2008 IDEIA CENTRAL: “Advogados celebridades, prodígios da matemática e empresários de software parecem, à primeira vista, estar fora da experiência comum. Mas não estão. Eles são produtos da história, da comunidade, das oportunidades e dos legados. Seu sucesso não é excepcional nem misterioso. Baseia-se numa rede de vantagens e heranças, algumas merecidas; outras, não; algumas conquistadas, outras obtidas por pura sorte todas, porém, cruciais para torná-los o que são. O outlier, no fim das contas, não está tão a margem assim.”PAG.264
CAP 1) A foco do livro é provar que pessoas consideradas fora de serie na realidade tiveram sorte e uma série de fatores a favor do que apenas uma questão de mérito. Basicamente, elas estavam no lugar certo, no contexto certo e com tudo que precisavam para se dar bem. O livro começa falando que a sociedade de hoje vê os "outliers" como pessoas excepcionalmente inteligentes às vezes de outro mundo. MALCON esclarece, durante o livro, que não está os desmerecendo e que com certeza se não fossem competentes ou inteligentes, nunca teriam obtido sucesso, mesmo com todas as condições a favor, Mas também deixa claro que precisamos analisar o sucesso dessas pessoas não só pela perspectiva de mérito, e sim também pelo contexto em que estavam envoltas. E iremos perceber que a sociedade valoriza exageradamente o merecimento, do que as oportunidades que surgiram para essas pessoas. Ele deixa bem claro que existem fatores que pode influenciar as pessoas e nem tudo é questão de QI, e cita vários exemplos para afirmar isso, como:
• O ano e mês que ela nasceu e, o mais importante, com quantos anos foi seu "turning point"(ponto de inflexão)
Exemplo que Gladwell cita é a situação de um pai e um filho. O primeiro tinha 30 anos quando houve a Grande Depressão nos EUA em 1929. O segundo nasceu em 1925.
Gladwell cita que o pai era