Resenha do Livro Agroecologia a din mica produtiva da agricultura sustent vel de Miguel Altieri
1150 palavras
5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SULCampus: Laranjeiras do Sul-PR
Disciplina: Introdução a Agronomia
Curso: Agronomia
Nome: Antonio Gabriel Zanella
Resenha do Livro “Agroecologia a dinâmica produtiva da agricultura sustentável” de Miguel Altieri
De acordo com Miguel Altieri, a proposta da Revolução Verde seria erradicar a fome no mundo produzindo mais alimentos, porém a implantação desta proposta foi em um sistema latifundiário desorganizado e mal dividido, basicamente constituído de muita terra nas mãos de poucos e uma pequena parcela de terra nas mãos de muitos. Com a implantação dos pacotes tecnológicos da Revolução Verde este sistema veio a se agravar mais ainda, pois os grandes produtores que possuíam mais terra foram ficando cada vez mais poderosos, sufocando os pequenos produtores que foram vendendo sua terra para os maiores. A Revolução Verde e suas tecnologias não foram adaptáveis aos sistemas de produção das pequenas propriedades, que em sua maioria eram de base agroecológica, porém na tentativa e como única alternativa pra produzir muitos pequenos produtores adaptaram estas tecnologias para as suas propriedades o que causou a queda da qualidade de vida no campo. Consequentemente isso causa inúmeros impactos socioambientais, parando de vez com a proposta de sustentabilidade no processo produtivo.
Dentro da sustentabilidade vemos uma série de discussões que apontam que há a necessidade da implantação da agroecologia nos sistemas de produção, utilizando de novas estratégias que busquem incorporar não apenas questões tecnológicas, mas também sociais e econômicas.
Altieri cita que a agroecologia fornece uma interação entre o meio de produção e o ecossistema, pois integram vários aspectos ligados à agronomia, edafologia e genética, formando assim ecossistemas que sejam autossustentáveis e que busquem equilíbrio entre as plantas, solos, nutrientes, luz solar e outros organismos, sem a dependência de agroquímicos.
Todas as interações que são