Resenha do flime O escafandro e a Borboleta

474 palavras 2 páginas
Resenha do filme O Escafandro e a Borboleta
O filme assistido narra a história de Jean Dominique Bauby, um homem bem sucedido, editor de uma revista renomeada, ativo, levava uma vida de ostentação, divorciado e pai de três filhos, que aos 43 anos sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Após isso, descobriu que ele possuía uma patologia considerada rara, Síndrome do Encarceramento, designada uma doença que o paciente tem pleno controle mental e que não exerce nenhum domínio do seu corpo.
Este acorda de um coma profundo em um hospital de grande porte que possui uma equipe multidisciplinar, com todo o seu corpo paralisado e movimentando apenas o seu olho esquerdo. Diante toda essa situação Jean se encontra em estado de invalidez, cuja a recuperação é praticamente impossível. Mas Bauby conta com a ajuda de especialistas como a fisioterapeuta e a ortofonista para tentar reverter esse caso e lhe proporcionar uma boa qualidade de vida.
O personagem principal se recusa a aceitar essa nova fase, pois se sentia como se estivesse preso em um escafandro, ou seja, um equipamento em que os mergulhadores vestem pra trabalhar sob a água, pois ele vivia submisso a tudo e todos, e estava preso no próprio eu. Mas com o decorrer do tempo ele resolveu não se deixar mais abalado, se libertou desse escafandro e partiu para viver uma vida de liberdade e para isso passava por vários processos como uma borboleta.
Através do método de comunicação proposto pela ortofonista, foi possível fazer com que Jean expressasse suas emoções e pensamentos, mas para que isso acontecesse era necessário ter paciência tanto dele, como das pessoas que o cercavam. Esse método era baseado em uma sequência de letras mais utilizadas no alfabeto francês, na qual o paciente poderia formar palavras e por seguinte frases, e foi através desta técnica que ele conseguiu concretizar o sonho de escrever um livro
O livro de Jean retratou toda sua trajetória e chama atenção de todos os públicos, principalmente os

Relacionados