Resenha do filme
Disciplina:
Prof.:
Aluna:
Resenha: Documentário “Lixo Extraordinário”
O filme retrata a realidade do lixo no aterro Jardim Gramacho, sendo o maior da América Latina, localizado no Rio de Janeiro. O filme é inspiração por tratar de questões da utilização do lixo como subsídio não só para a arte, mas para atuação em questões de sobrevivência de pessoas ganhando a vida como catadores na reciclagem do lixo.
Percebe-se o papel de ações responsáveis e sustentáveis no ambiente, Lixão, referencia dos catadores ao Jardim Gramacho. Atividades que movimentam a renda da população, além de reutilização de materiais como: vidros, plásticos, papel, madeira, ferro e outros. São exemplos em que a comunidade está engajada na causa, através da co-participação no trabalho, divisões de tarefas, como distribuições de materiais recicláveis.
Percebe-se que histórias individuais e coletivas se misturam como é encarado o aterro, sendo um lugar em que a comunidade tira o sustento ou ainda, um cidadão que exerce o papel social fundamental no processo da valorização do lixo, mais tarde se transformará em materiais para utilização, sendo na arte ou para outros suprimentos das necessidades humanas.
Trabalho artístico feito à base do lixo, do material reciclável, mas que desnuda historias e realidades cotidianas das lutas e relações dos membros da comunidade. O momento da síntese que o artista plástico Vik Muniz visualiza e busca, é a elaboração do caráter original do seu trabalho. Para ele, o que estava em jogo é uma série que compunha o ambiente, os aspectos, a realidade e os diferentes rostos e materiais na construção do lugar.
Este filme, Lixo Extraordinário retrata a dura realidade que pode modificar através da responsabilidade social e o entendimento que a comunidade adquiriu ao longo do tempo, o valor do lixo e a forma que a reciclagem pode contribuir para a sustentabilidade e desenvolvimento do