resenha do filme Vida Maria
CURSO: PÓS-GRADUAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EM SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA; POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHER
PROFESSORA: ROSINEIDE GONÇALVES
ACADÊMICA: FABIANA IARA MAIA OLIVEIRA
O filme curta-metragem Vida Maria relata a história que se repete com várias crianças nordestinas que são obrigadas a trabalhar cedo para ajudar a família. Vejamos alguns tipos de violência que o filme em si apresenta:
Violência física- Ação ou omissão que coloque em risco ou cause dano à integridade física de uma pessoa.
Violência intrafamiliar- acontece dentro de casa ou unidade doméstica e geralmente é praticada por um membro da família que viva com a vítima. As agressões domésticas incluem: abuso físico, sexual e psicológico, a negligência e o abandono.
Violência patrimonial- ato de violência que implique dano, perda, subtração, destruição ou retenção de objetos, documentos pessoais, bens e valores.
Violência psicológica- ação ou omissão destinada a degradar ou controlar as ações, comportamentos, crenças e decisões de outra pessoa por meio de intimidação, manipulação, ameaça direta ou indireta, humilhação, isolamento ou qualquer outra conduta que implique prejuízo à saúde psicológica, a autodeterminação ou ao desenvolvimento pessoal.
Esses tipos de violências estão vinculados aos seguintes fatos: quando a mãe puxa a criança pelo braço de forma bruta (violência física); quando a vontade da criança de aprender as letras é privada (violência patrimonial já que a educação é direito de todos); quando a criança é obrigada a realizar serviços domésticos (violência intrafamiliar e psicológica, onde a criança não vive sua infância de forma saudável e torna-se uma pessoa carente de amor, atenção, carinho entre outros).
Situação Problema e Solução
Diante de tudo que foi visto nessa projeção cinematográfica podemos afirmar que para evitar que outras crianças repitam esta saga é preciso inserir ela na educação através da matrícula escolar como rege o Estatuto