Resenha do filme resgate do soldado ryan
Rodat veio com a história do filme em 1994, quando viu um monumento dedicado aos quatro filhos de Agnes Allison em Port Carbon, na Pensilvânia. Os irmãos foram mortos na Guerra Civil Americana. Rodat decidiu escrever uma história similar, ambientada na Segunda Guerra Mundial. O roteiro foi enviado ao produtor Mark Gordon, que o encaminhou à Tom Hanks. Finalmente, foi entregue à Steven Spielberg, que decidiu dirigi-lo. A premissa do filme é ligeiramente baseada no caso real dos irmãos Niland. Fonte: (Wikpedia)”.
Como dito anteriormente o filme passa na segunda guerra mundial, onde um grupo de soldados liderado pelo capitão Muller (Tom Hanks), deve resgatar o único vivo de quatro irmãos que foram para a guerra, onde como recompensa se conseguirem resgatar o Soldado James Ryan (Matt Damon) ele e seu pelotão ganham o direito de retornar à casa. Para isso Capitão John Miller recruta o Cabo Upham (Jeremy Davies), pois este era um ótimo tradutor, mas não tinha experiência em combates.
No caminho o pelotão começa a questionar se é justo arriscar oito vidas, para salvar apenas uma, Cap. Miller diz que se fosse preciso isso para voltar para casa ele o fará.
De cidade em cidade o pelotão vai passando e procurando Ryan, sem muita sorte, durante o caminho, acontecem baixas, o Soldado Carpazo e o Médico Wade morrem