Resenha do Filme Os Enjaulados
CAMPUS PROFESSOR ANTONIO GEOVANNE ALVES DE SOUSA
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
PROFESSORA: SUZANE
RESENHA
LAIANE VIANA DE ANDRADE
PIRIPIRI/ 2013
Resenha do Filme Os Enjaulados
O filme “Os Enjaulados” retrata a realidade existente no processo educacional. As dificuldades enfrentadas pela gestão escolar no papel de educar e formar cidadãos éticos e participantes na sociedade.
Relata o cotidiano escolar dos alunos, mostrando-os sendo indisciplinados, desatentos, rebeldes, sem metas e acomodados aos bens materiais dos pais. Mas isso tende a mudar quando um professor substituto chega à escola.
O professor substituto tenta por diversas vezes mudar a concepção dos alunos rebeldes, ele queria ser ouvido e mediar o conhecimento para com os mesmos, mas isto era impossível, eles o enfrentavam todo momento. A todo o tempo ele é insultado e atacado pelos alunos. Cansado de enfrentar tanta humilhação, decide transformar o comportamento dos alunos através de um plano radical. O professor inventa um teste que serviria para um estagio e diz que seus alunos foram aprovados, assim consegue sequestra-los sem que ninguém desconfiasse, já que pensavam que eles estão num estagio.
Em um lugar distante, o professor prende os alunos nus em jaulas eletrificadas para uma nova e dura reeducação. Os alunos foram expostos por vários dias ao sol, sem comida e a uma musica que tocava sem parar, além de choques a cada vez que um dos alunos tinha um mau comportamento, o professor simulou a morte de um dos alunos que tinha um comportamento melhor para impor medo aos demais, para que os mesmos temessem o erro.
Com esse método rígido de serem disciplinados, os alunos diminuíram o mau comportamento, assim começaram a mudar, pararam para ouvir, começaram a pensar, a estudar, a dialogar, uns foram ajudando os outros a pensar, a se transformar e trabalhar em equipe, pois sabiam que seria punido com choques. Além