Trabalho de Neoplasia
Conceito:
Neoplasia é o termo que designa alterações celulares que acarretam um crescimento exagerado destas células, ou seja, proliferação celular anormal, sem controle e autônoma, na qual reduzem ou perdem a capacidade de se diferenciar, em consequência de mudanças nos genes que regulam o crescimento e a diferenciação celulares. A neoplasia pode ser benigna ou maligna.
Causa:
As causas atribuídas a neoplasia são muito variadas e podem ser tanto internas quanto externas ou ambas.
As causas externas se relacionam de acordo com o ambiente em que o homem vive e seus hábitos e costumes, nesse segmento entram a poluição, a exposição a gases e substâncias tóxicas e radioativas, alimentação, dependência de drogas, cigarro, sol, vírus e etc.
As causas internas são aquelas determinadas pela genética e pela capacidade que o organismo tem de se defender das agressões. Assim mesmo que exista a pré disposição genética, uma pessoa com hábitos saudáveis terá maiores chances de evitar a doença, dando condições ao próprio organismo de se defender da agressão sofrida.
Nomenclatura:
Para os tumores benignos a regra é acrescentar o sufixo “oma”(tumor) ao termo que designa o tecido que os originou. Por exemplo:
Adenoma: adeno (significa ductos ou glândulas) + oma
Leiomioma: leiomio (significa músculo liso) + oma
Osteoma: osteo (significa tecido ósseo) + oma
Quando os tumores são malignos eles recebem o seguinte nome: tecido de origem + Carcinoma(se tecido epitelial) ou tecido de origem + Sarcoma(se tecido mesenquimal). Por exemplo:
Adenocarcinoma: adeno (significa ductos ou glândulas) + carcinoma
Osteossarcoma: osteo (significa tecido ósseo) + carcinoma
Existem outros tumores malignos em que o termo Carcinoma ou Sarcoma vem no início. Por exemplo:
Carcinoma de células escamosas: câncer do tecido epitelial.( células escamosas)
Sarcoma de Ewing: câncer específico do tecido ósseo.
Exceções:
Apesar de a maioria dos tumores