Resenha do filme escritores da liberdade
3561 palavras
15 páginas
O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa cujo tema investigado fora: “Por que ser professor? Razões que motivam a escolha da profissão docente”. Tal pesquisa buscou inquirir as razões que motivam a escolha da profissão docente para os acadêmicos de licenciaturas. Orientou-se pelas indagações: o que motiva os estudantes a optarem por ser professor? Existe reflexão nesta escolha? Existe consciência do significado de ser professor? Teve como objetivo geral, investigar e analisar as razões que motivam a escolha da profissão docente ou curso correspondente, tendo em vista uma reflexão sobre o ser professor. Investigação de caráter qualitativo orientou-se pelo enfoque exploratório, mediante Pesquisa Bibliográfica e Pesquisa de Campo. As estratégias metodológicas constituíram-se em identificação, leitura e fichamento de obras pertinentes à investigação, contatos com sujeitos pertencentes ao universo pesquisado, coleta de dados, análise e síntese dos dados coletados. O universo desta pesquisa compreendeu cinco cursos de Licenciatura de uma Universidade do norte do RS e os sujeitos são os acadêmicos dos referidos cursos, totalizando 60 acadêmicos. Os resultados são surpreendentes e motivadores a todas as pessoas que acreditam na beleza e na importância de educar.
Palavras-chave: Escolha profissional. Professor. Reflexão.
INTRODUÇÃO
A escolha profissional é umas das mais importantes dentre as tantas que realizamos em nosso cotidiano, em nosso viver.
Várias e diversas são as razões que motivam a escolha de uma profissão, dentre elas podemos salientar: a possibilidade de destaque social, a influência familiar, a questão salarial, as perspectivas do mercado, entre outras.
O contexto sócio-cultural atual o ser professor/professora não é uma carreira profissional atrativa devido a múltiplos fatores, destacadamente o fator econômico, isto é, a questão salarial não é atrativa. No entanto, observamos que os cursos de licenciaturas, ofertados no ensino