RESENHA DO CAPÍTULO 3 – A META DA CIÊNCIA. DO LIVRO A FABRICAÇÃO DA CIÊNCIA DE ALAN CHALMERS

1278 palavras 6 páginas
CLÁUDIO JOSÉ DE OLIVEIRA SOUZA

RESENHA DO CAPÍTULO 3 – A META DA CIÊNCIA.
DO LIVRO A FABRICAÇÃO DA CIÊNCIA DE ALAN CHALMERS.

Rio de Janeiro
2013

O LIVRO
Chalmers, Alan. A fabricação da ciência – Tradução de Beatriz Sidou, São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1994. (Biblioteca básica)
Em A fabricação da ciência, ele continua o exame das posições de autores como Popper, Kuhn, Lakatos e Feyerabend, mas pretende principalmente expor seu próprio ponto de vista.
Chalmers considera uma aquisição da filosofia da ciência o reconhecimento da inutilidade da busca de um método científico universal e a-histórico, o qual permitiria distinguir ciência de outras formas de conhecimento, mas evita a conclusão, sugerida por Feyerabend, de que esta inutilidade deveria nos levar a abandonar a busca de qualquer método e a considerar o conhecimento científico equivalente a quaisquer outras formas de conhecimento. Chalmers define o objetivo da Física - enquanto disciplina científica - como a busca permanente de "teorias e leis extremamente gerais e aplicáveis ao mundo físico". Aqui já encontramos um traço importante de seu pensamento, pois ele evita deliberadamente generalizar para todo e qualquer campo disciplinar características extraídas da reflexão sobre uma destas disciplinas. Chalmers argumenta que suas formulações, ainda que propositalmente genéricas, "bastam para ajudar a combater as formas mais radicais do relativismo e do ceticismo".
Chalmers recorre ao arsenal da história da ciência, com ênfase no caso da ciência galileana, para uma crítica com dois alvos distintos. De um lado Lakatos e Popper, que embora antipositivistas em aspectos fundamentais, compartilharam a busca de uma metodologia científica universal e a-histórica. De outro lado o anarquismo de Feyerabend e o relativismo de alguns sociólogos contemporâneos do conhecimento. O argumento desta última crítica está centrado na tese de que a "ciência

Relacionados

  • Docmanualespecializacao22MetodologiadePesquisa
    11207 palavras | 45 páginas
  • APOSTILA DE METODOLOGIA DO TRA
    21939 palavras | 88 páginas
  • RE BRASIL
    116444 palavras | 466 páginas
  • Proposta Duorkin
    208873 palavras | 836 páginas