Resenha de Dissertação de Matemática sobre o uso do Material Dourado
A dissertação inicia citando alguns dos princípios que pautam os Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de Matemática sendo que cabe ressaltar o princípio que afirma que "Recursos didáticos como jogos, livros, vídeos, calculadoras, computadores e outros materiais têm um papel importante no processo de ensino e aprendizagem". Na sequência, o autor ataca os problemas gerais de professores das séries iniciais e afirma que estes necessitam de apoio e instrumentação para que se tenha a garantia do mínimo necessário a uma boa prática educacional; e depois parte para a área específica do ensino da matemática e cita a informática como uma ferramenta eficaz para aumentar o desejo de aprender dos jovens estudantes das séries iniciais do ensino fundamental.
Para justificar o uso da informática no processo de aprendizagem da matemática, o autor aponta uma série de argumentos, dentre os quais vale destacar o auxílio do professor no processo de avaliação individual dos alunos, a possibilidade de crescimento e amadurecimento intelectual das crianças e principalmente a diversidade de abordagem que torna o ensino muito mais dinâmico e assim os estudantes sejam sujeitos de seu próprio conhecimento e tenham motivação para conhecer o vasto universo dos números.
Ainda justificando seu estudo, o autor propõe um olhar voltado para o passado e mostra contribuições de importantes filósofos e pesquisadores do campo do ensino, entre os quais ganham destaque Vygotsky, Piaget, Papert e Montessori. O primeiro afirmava que o conhecimento se construía de forma coletiva e que o pensamento é mais bem organizado e expressado pela linguagem, sendo esta uma continuidade de afetividades simbólicas. Piaget, por sua vez, dizia que o conhecimento não é transmitido, mas construído progressivamente por meio de ações que são interiorizadas e se transformadas pelo sujeito inserido em certo contexto histórico, político e social. Já Papert