Resenha de artigo
O tema abordado pelos autores é impactos ambientais gerados pela crescente ocupação do solo.
Atualmente o contínuo processo de industrialização e crescimento urbano deve andar junto à preservação do meio ambiente e o uso consciente dos recursos naturais não-renováveis. As discussões acerca dos danos ambientais vão desde as grandes cidades do país até mesmo os municípios de pequeno e médio porte no que diz respeito à falta de planejamento municipal.
A área de estudo compreende o município de Viçosa, localizado na Zona da Mata do Estado de Minas Gerais, possuindo uma área de 279 km2. A lista dos impactos ambientais foi elaborada por meio da listagem de controle (check list), a mesma considerou a capacidade transformadora do ambiente físico, biótico e antrópico. Algumas medidas mitigadoras (quando impactos negativos) ou potencializadoras (quando impactos positivos), foram propostas para cada impacto identificado.
A pressão imobiliária foi apresentada como o principal motivo da ocupação desordenada do solo, o que acarretou em diversos impactos ambientais. Os impactos negativos sobre saem os positivos, uma vez que são sentidos diretamente pela população local. Como exemplos temos: as alterações na qualidade e quantidade de água da bacia do São Bartolomeu, maiores custos para o tratamento de água, alteração do microclima local, exposição do solo, diminuição da infiltração da água pluvial no solo, aumento da susceptibilidade a processos erosivos, aumento de particulados, diminuição do nível de água do lençol freático, degradação dos vales, entre outros.
Sabemos que não é somente a cidade de Viçosa que sofre com as mudanças e