Resenha da l confenrencia de Michel Foucault
1042 palavras
5 páginas
RESUMO CRÍTICO DO LIVRO '' A VERDADE E AS FORMAS JURIDÍCAS ''_ CONFERÊNCIAS I Diante uma de suas visitas ao Rio de Janeiro, Michel Foucault realizou cinco conferências pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, nos dias entre 21 e 25 de maio 1973, em que a partir destas conferências que se criou o livro a verdade e as formas jurídicas.
CONFERÊNCIA I
Foucault na abertura da série de conferências pronunciadas na PUC, apresenta suas idéias como material inacabado para hipótese de trabalho, idéia esta que é o ponto de convergência de seus trabalhos anteriores.
Sua abordagem tem início com a busca pela origem/mecanismos que resultaram na formação dos domínios de saber.
Nesta busca faz críticas ao marxismo acadêmico, que procura apenas a maneira pela qual as condições econômicas de existência interferem na consciência do homem, esta teoria apresenta o defeito bastante grave de supor que o sujeito de conhecimento, como as formas de conhecimento são dados de forma prévia e definitiva.
Assumo como objetivo demonstrar que os domínios de saber ocorre a partir de práticas sociais, do controle e da vigilância, este é portanto o primeiro eixo da pesquisa que proponho, onde excluo a preexistência de um sujeito de conhecimento dado definitivamente. O saber em relação às praticas sociais.
Num segundo eixo de pesquisa, que é um eixo metodológico, que chamo de análise dos discursos, refere-se ao discurso como jogos (games) de estratégia, ação e reação, dominação e esquiva. O discurso é um conjunto regular de fatos lingüísticos em determinado nível, e polêmicos e estratégicos em outro. Essa análise do discurso como jogo estratégico e polêmico é, portanto, meu segundo eixo de estudo.
O terceiro eixo, estabelece o ponto de convergência com os anteriores, consiste numa reelaboração da teoria do sujeito.
A filosofia ocidental pronunciada no pensamento de Descartes, tinha o sujeito como núcleo central de conhecimento, uma teoria muito