Direito Empresarial e Tributário
O estudo da história implica três conceitos diferentes, que tendem a ser semelhantes : a historiografia (o conjunto de técnicas e de métodos utilizados para descrever os feitos históricos acontecidos), a historiologia (as explicações, os métodos e as teorias sobre como, porquê e em que medida acontecem os feitos históricos) e a história por si só (ou seja, os eventos realmente acontecidos). Simplificando esta questão, pode-se dizer que a história corresponde aos feitos do passado, a historiografia é a ciência da história e a historiologia, a sua epistemologia.
Convém destacar que a Filosofia da História é um ramo da filosofia que reflete sobre o significado da história humana. Esta disciplina analisa a possível existência de um desenho, um propósito ou uma finalidade no processo histórico.
Podem ser mencionados dois enfoques na área de estudo da história: o clássico (que considera a história como sendo o período que começa com o aparecimento da escrita) e o multiculturalista (que estabelece que a história é o período podendo ser reconstruído através de um relato fiável dos acontecimentos que afetam uma sociedade humana).
De acordo com a história clássica, os acontecimentos que sucederam antes do período histórico pertencem à pré-história, ao passo que os feitos situados no período de transição entre a pré-história e a história fazem parte da proto-história.
Conceito de Educação
No sentido mais amplo, educação é um processo de atuação de umacomunidade sobre o desenvolvimento do indivíduo a fim de que ele possaatuar em uma sociedade pronta para a busca da aceitação dos objetivoscoletivos. Para tal educação, devemos considerar o homem no planofísico e intelectual consciente das possibilidades e limitações, capazde compreender e