Resenha da incrível jornada do homem fora da áfrica
Turma: ciências da natureza 1
A incrível jornada do homem fora da África
A médica e antropóloga Alice Roberts vai atrás das evidencias que dão a rota que os nossos ancestrais fizeram para povoarem o mundo, e documentando cada passo, cada descoberta e informações achadas. Ela leva em conta o achado mais antigo relacionado à nossa espécie que possui cerca de 200 mil anos que se encontra na África, e não existindo outro, tão antigo em outra parte do mundo, com isso Alice e sua equipe vão atrás dos lugares que os nossos antepassados viveram e deixaram vestígios de suas atividades, esses lugares são muito importantes para traçarem as possíveis rotas tomadas para a saída da África, saída que povoaria o mundo mais tarde. Então Alice busca responder os questionamentos: somos todos filhos da África? Como ancestrais conseguiram sobreviver uma aventura dessas com poucos recursos rumo ao desconhecido? Como sairiam se a África estava isolada por oceanos no oeste, sul e leste e no norte o grande deserto do Saara? Pesquisas feitas mostraram que de todas as pessoas que os pesquisadores analisaram tal pesquisa de traços genéticos do DNA, mostraram que todos têm traços da África em seus DNA’s, tendo assim mais um argumento para dizer que os primeiros humanos surgiram naquelas terras.
Com os vestígios achados pelos pesquisadores que foram deixados pelos primeiros humanos, Alice e sua equipe criaram quatro possíveis rotas que eles poderiam ter utilizado para a grande jornada, essas rotas foram seguidas a fim de achar uma, na qual tenha possibilitado a saída deles e também dado a chance de sobrevivência da espécie.
Uma equipe de cientistas britânicos que estudam o clima mostrou que o clima global mudou muito desde aquela época e voltando milhares de anos, cerca de 140 mil anos o clima da terra estava em uma mudança e analisando suas mudanças para o presente a 125 mil anos atrás os pastos e matos estavam tomando conta dos desertos e por alguns