Resenha crítica:
________ “O direito à literatura”, In___ Vários escritos. 3a. ed ,rev. e ampl São Paulo: Duas Cidades, 1995.p 235-63
Resenha Crítica
A Literatura e a Formação do Homem, 1972 do autor Antônio Candido publicado na revista Ciência e Cultura fala sobre a humanização do homem por meio da literatura. Já no texto O Direito à Literatura o autor fala sobre o direito que o homem tem à literatura.
Antônio Candido é escritor, ensaísta e professor universitário. É o mais importante crítico literário brasileiro. Em 1937 iniciou os cursos de direito e de ciências sociais na Universidade de São Paulo (USP). Candido nos referidos textos faz uma abordagem sociológica da literatura.
No texto A Literatura e a formação do Homem o autor descreve a função humanizadora da literatura como função psicológica, formadora e social, sintetiza que a literatura esta sempre presente na vida do homem, contribuindo para a formação de sua personalidade e desempenhando um papel social porque o leitor se sente participante, pois consegue se identificar com o texto. Já no texto O Direito à Literatura, o autor descreve a literatura como um direito de todos, uma necessidade universal, que todos tem o direito a todos os níveis de cultura, pois quanto mais justa for a sociedade, mais igualitária e humanitária ela será.
Candido, em ambos os textos defende a idéia de que a literatura esta ligada ao real e desempenha um importante papel psicológico e sociológico na vida das pessoas e, que todos, independente de nível social, têm direito a usufruir da literatura porque ela é um bem incompressível e por isso inalienável. Mas isso nem sempre acontece, pois muitos ainda não perceberam que é imprescindível que todos tenham acesso à literatura.
Portanto, nos textos o autor nos mostra que uma sociedade