Resenha crítica
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
ESCOLA DE ENFERMAGEM E FARMÁCIA – ESENFAR
CURSO DE ENFERMAGEM – 2012.2
ENFERMAGEM SAÚDE E SOCIEDADE II
ISABELLA DE ALMEIDA COSTAMENEZES SALLES
INTOCÁVEIS
Maceió – Al
2013
[pic]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
ESCOLA DE ENFERMAGEM E FARMÁCIA – ESENFAR
CURSO DE ENFERMAGEM –2012.1
ENFERMAGEM SAÚDE E SOCIEDADE II
ISABELLA DE ALMEIDA COSTA MENEZES SALLES
RESENHA CRÍTICA: INTOCÁVEIS
Maceió – Al2013
“Intocáveis” é um filme baseado em fatos reais que conta a história de Philippe (François Cluzet), um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisandode um assistente, ele decide contratar Driss (Omar Sy), um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas.
A trama traz uma concepção diferente de cuidado. Cuidado,descrito pelos dicionários, significa precaução, cautela, diligência, desvelo. Um conceito simples e bastante reduzido pra algo que é tão amplo e subjetivo. O filme retrata o zelo como uma suavização dosproblemas.
A concepção de cuidar é muito mais abrangente que o simples curar, medicar. O cuidador ele tem que obter a visão do todo. É o perfil do cliente, a necessidade da pessoa receptora doserviço e as condições de trabalho que vão dar um suporte e uma direção da melhor forma de agir para amenizar o sofrimento. Mas o foco não é na doença, é no indivíduo.
Para atender à outra pessoa sóa formação científica não é suficiente, é preciso, e oportuno, sensibilidade, o uso da intuição. A técnica é indispensável, mas não se pode esquecer a subjetividade do ser envolvido. A relação doresponsável com a pessoa a ser zelada é íntima e constante, e deve, portanto, exigir um vínculo de companheirismo.
O cuidar requer identificação. O sujeito necessitado de acompanhamento e seu...