Resenha crítica
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – 1º PERÍODO
ANDRÉ DOS SANTOS SILVA
O JARDINEIRO FIEL
Maceió, 23 de Maio de 2012
ANDRÉ DOS SANTOS SILVA
O JARDINEIRO FIEL
Resenha Crítica do filme “O
Jardineiro Fiel”, apresentado à
Faculdade Estácio de Alagoas –
FAL, como requisito parcial para
AV-1 da disciplina Psicologia nas
Organizações, sob orientação da
Profa Cléo Coutinho.
Maceió, 23 de Maio de 2012
RESUMO
No jogo da vida, é compreensível haver gente com mais ou menos sucesso.
Mas para jogar, é preciso pelo menos ter uma ficha, o capital inicial, sob forma de saúde, de educação, de dinheiro ou o que seja. A partir de um nível de destruição, os pobres perdem a autonomia de autoconstrução do seu espaço na sociedade, tornam-se excluídos.
O filme é dirigido por Fernando Meirelles e foi baseado no romance homônimo de John Le Carré. Uma empresa farmacêutica que usa africanos infectados com HIV, principalmente mulheres como cobaias para testes de remédios contra a tuberculose. Justin Quayle (Ralph Fiennes), Uma ativista com um diplomata por profissão e jardineiro por hobbyo e sua esposa Tessa (Rachel Weisz), uma ativista com um grande interesse nas questões da pobreza e da justiça social, e que faz um trabalho de prevenção com mães portadores de HIV nas favelas de Nairobi, é morta brutalmente assassinada para queima de arquivos.
A luta das pessoas para mudar uma realidade, uma luta dramaticamente desigual. Esse tipo de relatos de vivências faz parte de um entrelaçamento de idéias, valores de mundo. Todos somos frutos desta composição complexa de pequenas partes diferenciadas. A população em geral, quando percebe que o clima está perigoso, busca abrigo. Somos todos entulhados de visões simplificadas, que aceitamos porque todos aceitam, mas quando submetidas a um pouco de reflexão se mostram absurdas.
No final, Justin que em certa passagem do filme dera pouca importância à intenção de Tessa em fazer