resenha crítica
MASCARENHAS, NB: MELO, CMM: FAGUNDES, NC. Produção do conhecimento sobre promoção de saúde e pratica da enfermeira na atenção primaria. Rev. Bras. Enferma. Brasileira 2012 nov-dez: 65(6): 991-9. Nildo Batista Mascarenhas graduado e Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia atua como professor auxiliar na Universidade do Estado da Bahia, possui linha de pesquisa relacionada a gênero e saúde.
Cristina Maria Meira de Melo Cristina Maria Meria de Mela, graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (1978), com Mestrado em Saúde Comunitária pela Universidade Federal da Bahia (1983), Master in Primary Health Care Management pelo Istituto Superiore di Sanità/Roma(1991) e Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2001). Possui linha de pesquida destinada a área das políticas públicas, relacionado com a gestão e planejamento no SUS estadual e municipal.
Norma Carapiá Fagundes bacharel em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana, mestrado em Saúde Comunitária pela Universidade Federal da Bahia e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Atua no grupo de pesquisa GERIR/ Núcleo de pesquisa em políticas, gestão, trabalho e recursos humanos em enfermagem saúde e saúde coletiva.
O artigo Produção do conhecimento sobre promoçao da saúde e prática de enfermeira na Atenção Primária possui o objetivo de analisar produçao científica nacional sobre a promoção da saúde na pratica da enfermeira no campo da atenção primária. Sendo assim, identificou-se várias interpretações acerca do conceito de promoemão ducação em a saúde, a relação entre eles e a importância para a Atenção Primária a saúde.
Segundo o artigo, promoçao da saúde é a intervençao sobre as condições de vida da população, ou seja, ultrapassam os limites de prestação de serviçoes clínicos, sua prática está relacionada com as ações intersetoriais que abrangem saneamento