RESENHA CRÍTICA “Gestão do conhecimento: uma revisão crítica - Sérgio Luiz da Silva”
MBA em Gestão Pública
Karina Araújo Sousa
RESENHA CRÍTICA
“Gestão do conhecimento: uma revisão crítica - Sérgio Luiz da Silva”
Brasília - DF
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..................................................................................................3
2 DESCRIÇÃO DO ASSUNTO...........................................................................4
3 APRECIAÇÃO CRÍTICA..................................................................................6
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................8
1 INTRODUÇÃO
O comportamento dinâmico do mundo moderno é fruto das diversas transformações sociais e tecnológicas verificadas nas últimas décadas. Essas transformações levaram à rápida obsolescência dos processos de trabalho para produção de bens e serviços, forçaram a extrema competição nos meios organizacionais e a necessidade de adoção de práticas de gestão mais versáteis.
Percebe-se que, a partir do início da década de 1990 as economias mundiais passaram por grandes transformações. A economia brasileira não ficou à margem dessas transformações e bases para a construção de uma nova fase de desenvolvimento foram reestruturadas. Essas bases formaram um conjunto de mudanças que favoreceram diretamente o dinamismo da economia, das organizações e dos consumidores, propiciando o advento da sociedade do conhecimento, que tem entre suas principais consequências a valorização dos ativos intangíveis, que tornou o trabalho com a informação no centro de quase todos os negócios (CAMPOS, 2008).
Nesse contexto, a gestão do conhecimento torna-se essencial às organizações, quer sejam públicas ou privadas, como forma primordial para reverem seus meios de produção, seus processos de capacitação e, principalmente, como nova prática de gestão que incrementa e impulsiona seus