Resenha crítica: Ética, Saúde e Práticas Alternativas
Centro de Ciências da Saúde – CCS
Curso de Psicologia
Disciplina: Ética Docente: Lílian
Resenha do texto: Ética, saúde e as práticas alternativas.
Ética foi um termo criado para definir um comportamento ideal que as pessoas devem apresentar diante de outras, pra que assim seja possível conviverem pacificamente. É cercada de conceitos como Valores, Princípios, Moral, dentre outros, que compõe e preenchem esse modelo ideal. O papel do homem dentro de uma sociedade é correr atrás desse modelo, sempre na tentativa de se enquadrar ao desejado. Dentro desse modelo ético, o “correr atrás” vai além de um desejo cultural/socialmente transmitido no agir de cada um, pois dentro desse mesmo grupo é essa norma que garante a sobrevivência, a imagem e a estima de uma pessoa. Logo, a ética toma uma configuração de restrição dentro do grupo, onde impõe o que se deve seguir a partir de suas normas e o que se encontra fora delas não é aceito, devendo ser punido e/ou banido, dentro desse mesmo grupo.
Apesar de a ética ser um modelo de conduta que, supostamente, deve constar no indivíduo para uma boa convivência dentro de um grupo, essa norma não é igual para cada modelo de sociedade. Há uma variância principalmente em relação aos comportamentos que não se deve ter dentro daquele grupo, a forma de exigir que cada sujeito daquele grupo se adéqüe a norma imposta e como se deve punir aqueles que não se adéquam. Ao variar nesses quesitos, há uma grande mudança no comportamento dos sujeitados à eles, de acordo como se encaixam ou não nessas regras, o esforço que cada um precisa fazer para “internalizar” e cumprir as exigências e, possivelmente, a tentativa de esconder o que foge a elas.
Esse caráter “mutável” da ética faz com que ela assuma uma postura quase cultural. Diante da perspectiva de cultura ela vem como base “imposta” ao indivíduo, o que faz com que ela se torne parte integrante do mecanismo de