Resenha crítica - o coordenador pedagógico no confronto com o cotidiano da escola
Vera Maria Nigro de Souza possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1967), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação, psicologia da educação, representações sociais e formação de professores.
No discorrer do seu texto “O coordenador pedagógico no confronto com o cotidiano escolar, Placco propõe uma analise do cotidiano de trabalho do coordenador a partir de suas experiências, intencionalidades e propósitos, que muitas vezes “apaga incêndios”, quando deveria desenvolver trabalhos voltados para a execução das ações do projeto-político-pedagógico.
Para reflexão sobre esse trabalho, a autora propõe dois encaminhamentos:
1) como trabalhar o planejamento em desenvolvimento no cotidiano, de modo que os rompimentos e movimentos deste não impeçam ou dificultem a concretização do projeto político pedagógico da escola;
2) como trabalhar as relações sociais/interpessoais, de modo que o planejamento proposto em relação ao projeto político pedagógico da escola possa ser implementado com sucesso.
Com relação ao primeiro encaminhamento, Placco diz que a necessidade do coordenador pedagógico ser capaz de analisar suas ações no dia-a-dia, identicando quais aspectos devem ser aperfeiçoados ou organizados melhor. Vera Maria descreve também a necessidade das atividades de Importância,