Resenha crítica sobre a exposição ''Mayas'' na OCA - Ibirapuera

317 palavras 2 páginas
Estive na última sexta-feira (22/08) na OCA para a exposição 'Mayas', à principio pensei que seria uma exposição demorada julgando pelo tamanho da fila e pela espera de duas horas e meia.
Já dentro da OCA, parecia tudo muito simples, porém a quantidade de pessoas interessadas no assunto permanecia no local por muito mais tempo do que o necessário para apreciar a exposição. Talvez por falta de orientação ou instrução de algum funcionário.
Confesso que me senti perdida sem saber por onde começar, maquetes, artefatos, painéis, vídeos. Enfim consegui me orientar e começar assim uma jornada de aprendizado na OCA.
A exposição dos MAYAS nos mostra o estilo de vida da população antiga na América Central por volta de 250 a.c. à 1500 d.c.
Até hoje é possível encontrar descendentes dessa civilização. Os maias tinham uma relação enorme com os animais e a natureza. os considerava sagrados, principalmente o milho. Acreditavam em deuses que os protegiam e como tributo à eles, faziam sacrifícios diversos.
A função de cidade naquela época era de abrigar a população que se dedicava à tarefas de administração, religião, serviços, exército, ciência, arte e manufatura. Possuía praças amplas, templos diversos, palácios, altares, armazenamento de tributos e campos para o jogo pelota.
Edificavam pirâmides pois tinham forma de montanhas que os maias julgam ser sagradas.
Vale enfatizar a grande expressão da arte na vida dos maias, desde o entalho em pedras, como a decoração abundante nas edificações, em utensílios artísticos e de uso comum, estatuetas, utensílios funerários, entre outras coisas.
Tenho certeza que essa civilização ainda possui muitas historias à serem reveladas, porém nesta exposição só conseguimos conhecer o básico da nação

Relacionados