Resenha crítica livro lições para a vida toda
2013
O livro “Lições para toda a vida” de Maria Salette e Wilma Ruggeri tem como objetivo trazer ensinamentos a fim de proporcionar ao leitor uma vida mais leve, desprendida dos danos causados pela sociedade atual, como a ansiedade, a ganancia, o materialismo e a luxúria. Os capítulos mostram, através de parábolas, experiências que acontecem na vida de um executivo e que trazem a ele varias lições de aprendizado para que ele tenha uma vida melhor do que tinha anteriormente a viagem.
Em um dia como outro qualquer, um conceituado executivo, sentiu um vazio com um misto de angústia e melancolia o acompanhar por todo o tempo, tirando seu sono e atrapalhando seu desempenho no trabalho, porque ele só pensava agora no que estaria lhe acontecendo e nos sonhos que estava tendo. Foi quando percebeu que existia uma ligação muito íntima entre sua vida e os fenômenos que aconteciam em seu sonho, resolvendo, então, iniciar um processo de autoconhecimento.
Encontrou, numa biblioteca um livro de um escritor o qual ele se identificou muito e esgotou todas as suas obras de leitura. Sentindo necessidade de mais conhecimento resolveu fazer uma grande viagem para onde o escritor morava, mas descobriu que não seria uma viagem nada fácil, porém, a mais importante de sua vida.
Ao seguir sua viagem, percebeu que não poderia seguir com tamanha bagagem que trouxe, pois seria um longo percurso a pé, e poderia levar somente o indispensável e que a cada dia que passava a sua bagagem parecia ser mais pesada. Logo no início do seu percurso, ele aprendeu a primeira de várias lições que aprenderia em sua viagem. Ao observar a felicidade de uma família que vivia com tão pouco, refletiu e tirou a conclusão de que na vida há coisas que precisam ser mantidas, outras recicladas e outras devem ser descartadas.
No decorrer de sua caminhada, o executivo vai aprendendo lições para sua vida através de experiências e dificuldades do caminho, como a tempestade que se inicia