Resenha Crítica - História da Alimentaçãi: Jean-Louis Flandrin e MassimoMontanari
781 palavras
4 páginas
HISTÓRIA DA ARTE A importância da alimentação dos homens é mostrada como não só um item para sua sobrevivência, mas também como “elemento essencial da estruturação dos grupos, de expressão de uma identidade própria e origem de um pensamento simbólico”, de acordo com Jean-Louis Flandrin e MassimoMontanari, autores do livro “História da Alimentação”.As formas de como alimentar-se e a seleção destes alimentos foram modificados na medida em que a humanidade evoluía, de acordo com as regiões geográficas e com o clima.
Outro ponto que devemos dar destaque é como técnicas criadas há tanto tempo atrás ainda são utilizadas – com certo aprimoramento, claro – na nossa civilização. Um exemplo é que na pré-história – mais precisamente no período paleolítico superior–era comum a caça em massa de animais de uma única espécie como renas, cavalos, bisões e mamutes. Com alto estoque de comida passou a ser necessário conservar a carne por longo tempo. A carne e os alimentos estocados eram comidos crus ou submetidos à fervura. Era comum também assar pedaços de carne em espetos. Essas práticas nos remetem diretamente a máquinas e costumes como a geladeira e o churrasco.
Novas técnicas e hábitos alimentares foram criados de acordo com as regiões geográficas e o clima predominante. Após o derretimento das geleiras e a extinção da megafauna surge a decadência da organização social dos caçadores nômades, eclodindo então as técnicas rudimentares de agricultura e a domesticação de animais. A conquista de fonte de suprimento mais farta e confiável, proporciona a origem de novos estilos de vida e uma sociedade mais complexa.
As tribos que se estabeleceram as margens dos grandes rios, conseguiram controlar a produção de sua comida, enquanto que aquelas que não tiveram a mesma sorte recorriam ás práticas primitivas para conseguir alimentos ou trocavam produtos da caça com as tribos mais abastadas. Esta desigualdade foi o principal fator que desencadeou vários conflitos e guerras.
Os