Resenha crítica do filme: como estrelas na terra – toda criança é especial
KHAN, Aamir. COMO ESTRELAS NA TERRA –
TODA CRIANÇA É ESPECIAL.
Aline Dantas do Nascimento
Daliane de Oliveira Lucena
Maria do socorro O. de Almeida
Suênia Oliveira de Figueiredo
Universidade Estadual da Paraíba Campus-IV
Catolé do Rocha 2011
O filme “Como Estrelas na Terra - Toda Criança é Especial”, foi produzido por Aamir Khan, que é ator, diretor e produtor, nascido em Mumbai na Índia no dia 14 de março de 1965. Iniciou sua carreira como ator em 1973, aos oito anos. Desde então atuou em mais de quarenta filmes, muitos deles em Bollywoord. Em 2001 realizou seu primeiro trabalho como produtor e em 2007 dirigiu e produziu o filme em análise, onde o mesmo atuou como protagonista. O filme é indiano, tem duração de 2 horas e 42 minutos, pertence ao gênero drama e tem por título original “Taare Zameen Par – Every Child is Special”. Com este filme, Aamir Khan ganhou o prêmio de melhor filme e de melhor diretor.
Este filme consegue transmitir para todo e qualquer educador uma mensagem, mostrando que é possível trabalhar com a diversidade dentro da sala de aula, basta o professor compreender as necessidades e o contexto social de cada aluno, para então, poder ajudá-lo a desenvolver sua capacidade de aprendizagem.
O filme conta a história de Ishaan, uma criança que sofre com dislexia, onde a mesma não é compreendida em casa e nem na escola, pois, o pai acredita que o menino é apenas um preguiçoso e indisciplinado, comportando-se severamente com a criança. Na escola ele é tratado como aluno desinteressado por não conseguir ler e escrever corretamente, passando a ser castigado por seus erros cometidos e com isso passa a ser motivo de graça para os colegas, pois, ele já está repetindo o terceiro período e corre o risco de repeti-lo novamente.
Para que tal fato não ocorresse, o pai de Ishaan decidiu transferi-lo para um colégio interno, sendo que isso soa para o menino como um castigo,