Resenha crítica , da obra de celso dos santos vasconcelos - para onde vai o professor?
O autor conclui que quem transforma a realidade não é um sujeito isolado, mas um conjunto de homens, num determinado contexto histórico, com uma determinada organização. Quanto maior o número de sujeitos empenhados na mesma transformação, maior a possibilidade de se alterar a realidade. O professor tem como tarefa fundamental ser portador da esperança, de um projeto de futuro, recusando-se, portanto, a aceitar que a configuração do mundo que está ai é a única possível, recusando-se a amesquinhar sua existência, negando-se a abrir mão de seu sonho de uma vida melhor para todos.
IV – DIGESTO
Celso dos S. Vasconcelos, autor da obra em epígrafe, denota problemas em relação aos professores e até mesmo do próprio sistema educacional. Seu texto em questão tem como objetivo visar reformulações na democrática sociedade pós-moderna que vivemos.
É público e notório o desgaste que vem sofrendo o sistema educacional, não é fato novo, porém, trata-se de uma crise antiga que leva a frustração dos docentes cada dia mais sem esperanças.
Aponta o sapientíssimo autor que os desgastes, os problemas que ocorrem hoje, são problemas que na realidade é de tempos atrás. Que além da desestruturação das instituições cada dia mais falidas, existem também que os professores devem mudar não só concepções objetivas, mas também as subjetivas diante da