O brincar na educação infantil para fröebel
Friedrich Froebel
Biografia
Friedrich Wilhelm August Frobel nasceu em Oberweissbach, sudoeste da Prússia, em 21 de abril de 1782. Filho do pastor luterano Johann J. Froebel, perdeu sua mãe aos nove meses de vida em função de problemas decorrentes do parto.
Em 1797, aos quinze anos, trabalhou como aprendiz de um guarda florestal, momento no qual desperta seu interesse pela natureza. Aos dezessete anos, ao visitar seu irmão na Universidade de Jena e permanecer por lá alguns meses, surgiu o desejo de ingressar nessa Universidade. Com o dinheiro da herança da mãe, cursou Filosofia e dedicou-se ao estudo da Arquitetura, Ciências Naturais e Mineralogia.
Em 1802 seu pai faleceu, o que o faz retornar para casa e iniciar alguns trabalhos. Entre 1803 e 1805 trabalhou na área da agrimensura e arquitetura, após esse período lecionou desenho em uma escola normal, onde reconheceu sua vocação no trabalho pedagógico.
Em 1813, Froebel alista-se voluntariamente na guerra, combatendo no exército Prussiano contra a França de Napoleão. Já em 1816, ao retornar à terra natal, dedica-se à educação dos sobrinhos. Na cidade alemã de Griesheim, funda o “Instituto Educativo”, aplicado à verdade onde Froebel pôs em prática suas teorias pedagógicas
No ano de 1832, as autoridades, que reagiam às idéias pedagógicas de Froebel, afastaram-no da direção da escola e ele partiu para a Suíça.
Na Suíça trabalhou com Pestallozzi com quem se juntou em defensa do desenvolvimento gradual da criança. Para eles o desenvolvimento ocorre segundo etapas bem definidas: a infância, a meninice, a puberdade, a mocidade e a maturidade, todas importantes. e por ele foi incentivado para o exercício pedagógico. Em 1873 Froebel abriu o primeiro jardim de infância (Kindergarten), onde as crianças eram como plantinhas de um jardim, do qual o professor era o jardineiro. A criança se expressaria por meio das atividades de percepção sensorial, da linguagem e do brinquedo. A