Resenha Critica
Curso: Arquitetura e Urbanismo
Nome: Jonathan Barbosa RA 8205975066
Resenha Crítica: A Dimensão Urbana do Desenvolvimento Econômico – Espacial Brasileiro
Evolução da Rede Urbana. A Urbanização de uma sociedade origina uma rede urbana, isto é, um sistema integrado de cidades que vai das pequenas ou locais às metrópoles ou cidades gigantescas. A regra geral é que para milhares de pequenas cidades existam centenas de cidades medias e poucas metrópoles.
Uma rede urbana nada mais é que a malha metropolitana de um país que se constitui basicamente de cidade global, metrópole nacional, metrópole regional, médias e pequenas cidades. Desafios da politica e da gestão urbana nas grandes cidades. Ocorre que essa concepção tradicional de hierarquia urbana não dá mais conta das relações concretas travadas entre as cidades do interior da rede urbana. Com os crescentes avanços tecnológicos , com a brutal modernização dos sistemas de transportes e de comunicações, com o barateamento e a maior facilidade de obtenção de energia, com a disseminação dos automóveis, enfim, com a “contração” do tempo e o “encurtamento” das distâncias, as relações entre as cidades já não seguem mais o “esquema militar”, pelo qual era necessário “galgar” postos dentro da hierarquia das cidades. Atualmente, Já é possível falar da existência de uma nova hierarquia urbana, dentro da qual a relação da vila ou da cidade local pode ser travada com o centro regional, com a metrópole regional ou em certos níveis, mesmo diretamente com a metrópole nacional.
Meio Ambiente Urbano e Pobreza. Diversos são os danos gerados ao meio-ambiente pelo crescimento urbano.
Sabe-se que problemas econômicos são problemas de alocação de recursos escassos e do seu melhor uso alternativo, na tentativa de maximizar o bem-estar social. Assim, tanto os estados como os municípios em geral procuram encontrar meios ou mecanismos que contemplem o seu desenvolvimento, seja em termos de qualidade de vida