resenha critica
“Situação da leitura e a formação do leitor”
SARAIVA, Juracy Assmann (org.).Leitura e alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: ARTMED,2001.
Juracy Ignez Assmann Saraiva é graduada em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Doutora em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990). Realizou Pós-Doutorado em Teoria Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2000). É professora e pesquisadora na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, e coordenadora do Mestrado em Processos e Manifestações Culturais, dessa mesma instituição. É Bolsista de Produtividade do CNPq, líder do Grupo de Pesquisa Linguagens e Manifestações Culturais e faz parte do grupo Relações intertextuais na obra de Machado de Assis, da Fundação Casa de Rui Barbosa. Suas pesquisas na área de Letras concentram-se na obra de Machado de Assis, na leitura e na metodologia do ensino de literatura.
Em seu texto “Situação da leitura e a formação do leitor” a autora vem nos mostrar que, a escola assume a responsabilidade de iniciar a alfabetização e consequentemente possibilitar a seus alunos o domínio de um código e, através desse, a convivência com a tradição literária espera a formação do leitor.
Porém a analise da situação da literatura comprova a ineficácia da escola, pois o aluno não mostra interesse. A função informativa e a finalidade pragmática esta orientada para a execução de tarefas escolares, justamente por que a escola visa a acumular dados, isso vem denunciar o uso do conceito inadequado de leitura e de literatura. A leitura está relacionada com o sucesso, igualmente, a importância da arte literária por possibilitar-lhe a percepção de variados pontos de vista. Entretanto a ruptura entre essas manifestações consensuais e a prática dos agentes que respondem juntamente com a escola, pela valorização da