resenha critica
Junto com a Revolução industrial, o surgimento de novas fabricas, ouve um processo de produção racionalizada, a obediência Hurarquicamente estruturada e a divisão de tarefas, onde foi desenvolvida por dois engenheiros criadores da Escola de Administração cientifica e Escola clássica de Administração.
Teoria de Taylor sobre Administração Cientifica: A administração é uma ciência que não encerra, necessariamente, invenções, nem descobertas de fatos novos ou surpreendentes.Consiste, entretanto, em certa combinação de elementos que não fora antes realizada,isto é, conhecimentos coletados que não fora antes realizados, agrupados e classificados , para efeito de leis e normas que constituem uma ciência, seguida de completa mudança na etitude mental dos trabalhadores e da direção, quer reciprocamente, quer nas respectivas atribuições e responsabilidades.
A preocupação com a estrutura da organização como um todo constitui,sem duvida, uma substancial ampliação do objeto de estudo da teoria geral da administração com relação à abordagem sintética, global e universal da empresa, inaugurando uma abordagem anatômica e estrutural, que rapidamente suplantou a abordagem analítica e concreta de Taylor.
Os processos para uma boa qualidade de serviço seria o docente planejar,e prever , organizar , comandar, coordenar e controlar o conteúdo que será abordado em sala de aula .
Segundo MC Gregor a teoria de Y usada para motivação de funcionários, cairia como uma luva no desenvolvimento escolar despertando em cada individuo uma alto confiança, o que trás a uma alto avaliação do seu processo de desenvolvimento.
O principio da burocracia incluem visão do “homem funcional” ( flexível ao desenvolvimento de vários papeis simultâneos na organização),racionalização, com a economia de esforços, divisão do trabalho e hierarquia.
Com base nas leis que abordam a forma de ensino a ser utilizada em nossas escolas, que apresentam a “gestão democrática do ensino publico na