RESENHA CRITICA
Valoração do conhecimento: significação e identidade na ação organizacional
Revista de Administração de Empresas, v. 53, n. 2, p. 142-155, Março-Abril, 2013. 14 página(s).
Autoria: Andrea Cherman, Sandra Regina da Rocha Pinto.
INTRODUÇÃO
Contar com profissionais especializados, comprometidos e talentosos permite que as organizações tornem-se mais competitivas no mercado atual, independente de sua atuação e de seu porte. Fazendo uma comparação do tema deste artigo com o TCC, visto que lemos vários fragmentos de livros, relacionados a nosso tema “RH como parceiro estratégico da organização – Proposta de consultoria para a empresa Visorama Ind. e Com. de Óculos LTDA.” Considerei se mais interessante e adequado o tema deste artigo com a atividade proposta.
O objetivo deste estudo foi identificar quais são os processos e mecanismos adotados pelos indivíduos para a valoração do conhecimento na organização e, em decorrência, de como o resultado desses processos impacta na incorporação do conhecimento na organização, na ação e no conhecer organizacional.
RESUMO
O texto inicia-se informando a importante relevância da questão do conhecimento para o contexto organizacional, especialmente quando ligada às correntes estratégicas baseadas em recursos e em conhecimento. Há um amplo embasamento teórico citando vários autores, também foram realizadas entrevistas sobre o tema proposto, onde para a maioria dos entrevistados a situação foi considerada momentos de “frustação pessoal”, “falta de reconhecimento” e “desvalorização pessoal e profissional”, entende-se que os indivíduos se sentiram pessoalmente atingidos e desprestigiados ao não terem seus conhecimentos aplicados. O fato de não conseguir colocar seu conhecimento em prática na organização afeta pessoalmente o indivíduo, grandes reações e comportamentos tais como: mecanismos de sobrevivência para permanência naquele ambiente; planejamento para saída ou ruptura total com a organização.
Ao