Resenha critica
Acadêmicos: Angela C. Mella, Cristian Prior, Jéssica Ogliari
Profª: Simone Tomazetto
Disciplina: Comunicação Linguística e Empresarial
Resenha Crítica
As Empresas e o Gestor Empresarial
O artigo é uma homenagem às comemorações do dia 9 de setembro que é o dia do administrador em 2013, que adota a estratégia do gestor como técnica para dirigir uma empresa e cabe ao administrador juntar os objetivos dos dirigentes e tornar a visão da diretoria um plano de ação organizado.
Nem sempre os dirigentes e donos das empresas sabem construir uma estratégia e colocá-la no papel para que ela sirva de uma direção. Por isso, cabe ao administrador, contratado para assumir algum cargo dentro da estrutura organizacional, compreender quais são os objetivos do sócio e orientar a empresa para atingir esse desejo.
O ideal é que os sócios e os componentes da diretoria sejam formados em Administração, mas, por falta dessa formação, é o gestor quem deve organizar o processo para conduzir a empresa a atingir as metas. Algumas vezes a diretoria quer obter um aumento de 50% nas vendas em um ano, e a grande visão dos dirigentes se torna um fracasso. Coloca-se a culpa na crise, na falta de vontade dos gerentes e funcionários, mas não é de qualquer maneira que se cria um planejamento, deve-se mostrar que são técnicos e agem com ferramentas de gestão.
Pra chegar aos 50% deve-se dividir a meta em etapas, aumentar a produção, as vendas e avaliar o momento que a empresa tenha conseguido que todas as capacidades estejam reforçadas para que numa fase final possa se atingir uma meta tão grande.
Cabe ao gestor instruir a empresa a ajustar as capacidades – recursos, processos e valores ao plano de ação para que a empresa atinja os objetivos nos prazos previstos. A diretoria deve apresentar aos setores o orçamento e seu plano de desembolso para o projeto, ensinando a todos os setores de atividades como a empresa devera executar plano de ação e