Resenha Critica
6° período / Psicologia
O que é comportamento? Qualquer ação do indivíduo que pode ser observada por outra pessoa.
Comportamento respondente Reflexo. Involuntário. Salivação, pestanejar, batimentos cardíacos, etc.
Comportamento operante Voluntário. Estão sob controle espontâneo do indivíduo. Comer, falar, andar, etc.
Estímulos incondicionados Eliciam respostas sem necessidade de aprendizagem ou condicionamento. Causa a mesma resposta em todos os organismos de uma mesma espécie, independente da existência ou não de aprendizagem anterior.
Exemplo: o movimento de suspender a perna (reflexo patelar) devido a uma batida no joelho de uma criança é o mesmo que o de um adulto.
Estímulo condicionado Quando um estímulo neutro é frequentemente apresentado emparelhado (simultâneo ou pouco tempo antes) com um estímulo incondicionado. O estímulo anteriormente neutro passa a ser um estímulo condicionado, com o poder de evocar a mesma resposta que antes era produzida somente pelo estímulo incondicionado. condicionamento clássico ou respondente
Exemplo: Pavlov percebeu que os cães salivavam por causa do alimento que lhes era dado, porém, notou que, muitas vezes, mesmo antes de receberem o alimento, os cães já estavam salivando, antevendo o momento de ganhar a refeição. Essa salivação espontânea foi relacionada por Pavlov ao ruído dos passos da pessoa que alimentava o animal. A reação de salivação se associou de alguma forma ao estímulo associado ao alimento.
Extinção Quando um estímulo condicionado não for mais apresentado junto com o estímulo incondicionado, deixando de produzir a resposta condicionada.
Generalização de estímulos Quando uma resposta é condicionada, outros estímulos, semelhantes ao estímulo condicionado anterior, são capazes de eliciar esta resposta.
Exemplo: um pombo em uma caixa experimental que só recebe reforçamento quando bica um disco diante de uma luz