Resenha critica
Psicomotricidade
Etimologicamente a palavra “Psicomotricidade” é composta pelos termos psico (espírito sensitivo) + motricidade (movimento, mudança no espaço e no tempo) e pode ser definida como a ciência que estuda o homem por meio do seu corpo em movimento tendo em vista sua relação com o seu mundo interno e externo.
De maneira singular a psicomotricidade considera as ações ou os movimentos espontâneos da criança bem como suas atitudes corporais, as quais contribuem para a formação de sua personalidade. A psicomotricidade é, pois, uma ciência que busca trabalhar os aspectos cognitivos, sócio emocionais, simbólicos, psicolinguísticos e motores com o intuito de promover à criança condições de relacionar-se bem consigo e com o outro num contexto psicossocial.
Uma das áreas de atuação da psicomotricidade é a área da educação, com base nisso, vemos que ela é de suma importância no processo ensino aprendizagem, uma vez que tal ciência está intrinsicamente ligada aos aspectos afetivos e cognitivos do desenvolvimento da criança. Assim, segundo Assunção e Coelho (1997), há várias técnicas utilizadas pela psicomotricidade que podem e devem ser usadas pelo professor a fim de que ele possa contribuir para o desenvolvimento mental, afetivo-emocional e sócio-cultural de seus alunos.
De acordo com Assis e Jobim (1996)
A Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança. Por meio de atividades as crianças, além de se divertir, criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que