Resenha Critica Ponzio
Resenha Crítica
Aluna: Leonia Francisca Santos Silva Nota: 7,5
PONZIO, AUGUSTO. Dialogo sobre diálogo. In:______ Dialogando sobre diálogo na perspectiva bakhtiniana. São Carlos: Pedro & João Editores, 2012, p.13-47.
Vc não apresentou quem são os autores do texto! Senti falta de comentários críticos do resenhador. Gramática: observar centuaçao a palavra diálogo e outras do texto; expressões informais; uso de pronomes.
Neste primeiro capítulo texto Ponzio e Bonfantini dialogam seguindo preceitos de Bakhtin e explanando de uma forma clara(dispensável) sobre a intertextualidade e o dialogo que podem ser considerados sinônimos, pois um texto é feito de vários textos e um discurso é a totalidade de tantos textos e momentos. Mencionando Pierce, que afirma que o pensar é sempre dialogar, o dialogo entre os autores nos mostra sugere que o pensamento é inferencial e, assim sendo, vamos criando hipóteses e procurando algo novo para explicitar nosso discurso.
O texto é um a espécie de dialógica, pois sempre está presente a inferência?? de outras posições. O dialogo como ação pode talvez se dividir-se em três tipos: onde aquele no qual as pessoas falam por falar; onde funcionaliza o dizer á obtenção de algo e também para definir objetos de estudos e práticos. Bonfantini nos conta no texto??? Relata no texto que participou de uma pesquisa com canais televisivos e constatou que as estruturas narrativas do dialogo impressionam por ser repetitivos e conformistas, pois seus espectadores são induzidos a dizer sim ou repetir o que eles “têm” como verdade. Isso nos faz entender que esse tipo de dialogo simples para o espectador é como mascara para as verdadeiras e dominantes intenções desse tipo de falar, é um dialogo representado, um dialogo de mão única. Fazendo um contraponto, temos o dialogo de reflexão no qual onde todos participam e opinam sobre as reflexões do outro, sendo assim livre de vinculo na