resenha critica mc leo ras
DISCENTES: JOANE MAIRA CAVALCANTE BRAGA NOVAIS
DOCENTE: CAROLINE OLIVEIRA
ANÁLISE DO DOCUMENTARIO “VIOLENTAMENTE PACÍFICO”
03 DE NOVEMBRO DE 2014 IRECÊ-BA
ANÁLISE DO DOCUMENTÁRIO
Violentamente Pacífico” é um vídeo de Gabriel Teixeira e Luciana Accioly, filmado no Bairro da Paz, na periferia de Salvador-BA, em 2008. O entrevistado é Ras Mc Léo Carlos.
Mc Léo discute temas do cotidiano, com um linguajar informal, fazendo uso de gírias, peculiar das pessoas que gostam de um gênero musical especifico, o reggae, alvo de preconceito e descaso perante a sociedade, no entanto o descrédito pelo linguajar das palavras, não pode tomar força perante a verdade que elas traduzem. Também temos que parar de acreditar que qualquer analise dura sobre nós e o sistema, sejam um brado irresponsável ou tampouco sensacionalista. É exatamente para isso ao qual estamos programados pela sociedade capitalista, exatamente para permanecemos na inercia, precisamos agir pacifica e energicamente, usar todas as alternativas inovadoras e eficazes para manutenção dos guetos politizados.
As ideias postas na discussão por ele são coerentes e totalmente fundamentadas na vivência, ele discute o problema como alguém que vive o problema e que almeja mudanças para a situação, temas do cotidiano de todos que não pertencem a uma classe média alta como a repressão do Estado sobre o individuo, a falta de assistência política e as injustiças e privilégios da elite sobre a população pobre. Pode-se perceber que as idéias dele são muito pautadas numa mudança política para beneficiar todas as classes, fazendo com que todos tenham condições de acesso a tudo e garantia de suprimento das suas necessidades básicas.
Leo prega que a população carente deve lutar por melhorias e se politizar para que ocorra uma união das classes pouco favorecidas em prol de um objetivo comum melhoria da qualidade de vida, entre vários temas ele discute a fome, o