Resenha Critica entre Capitalismo x Socialimo
820 palavras
4 páginas
O PLANEJAMENTO EM ECONOMIAS COLETIVISTASBaseadas na interpretação da filosofia e da teoria econômica marxista-leninista por volta do século XIX, com ideias de decisão centralizadas nas escolhas estais o modelo foi implementado na União Soviética, Europa Oriental e em alguns países da Ásia (como China e Coréia do Norte).
O modelo tem como proposito a dominação estatal sobre a forma de alocação de recursos materiais e financeiros, ou seja, o governo controlando diretamente as atividades das unidades produtoras.
O governo detém o controle quase total dos meio de produção da sociedade, sendo assim a propriedade privada uma exceção. O Estado decide o que, como e para quem produzir. Não havendo nesse sistema a livre iniciativa empresarial. O governo absorve as funções políticas e econômicas, sendo o agente central da economia, reunindo as atribuições de governo e de empresário. Cabendo a ele a decisão de consumo e poupança da sociedade.
Sistema não incentiva à eficiência produtiva pois são fixados níveis de produção e preços e grau de produtividade de cada empresa. As empresas socializadas passaram a ser gerenciadas por conselhos de trabalhadores eleitos pelos próprios trabalhadores sendo assim quase a totalidade do lucro é dividida entre eles.
Caracterizado por pensadores mais sociais o modelo se torna extremamente centralizador no Estado, onde as principais decisões da economia ficam em suas mãos, a iniciativa privada e sufocada pelo governo onde a busca pelo lucro são atitudes desprezadas no sistema. O que prejudica o processo produtivo industrial, pois ganhos de produtividade por parte de inovações tecnológicas e especialização produtiva não são incentivados, pois o Estado decide o nível de produção, preços e ofertas de produtos, o que ocorre na economia. O Estado determina a oferta e demanda da sociedade, o que por planejamentos equivocados acabam gerando sérios transtorno para a nação, pois as empresas mesmo com estoques continuam produzindo produtos para