Resenha Critica do Livro O que lingu stica
881 palavras
4 páginas
Resenha Critica do Livro O que é linguística. Por José Augusto S. ViegasORLANDI, Eni Pulcinelli. O que é linguística.São Paulo: Brasiliense, 2007.
Eni Pulcinelli Orlandi, nascida em São Carlos SP, possui graduação emLetras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara (1964),mestrado em Linguística pela USP (1970), doutorado em Linguística pela USPe pela Universidade de Paris/Vincennes (1976). Tem experiência na área deLinguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística. É autora de diversasobras literárias e, dentre essas, do livro “O que é linguística”.
Essa obra traz elucidações sobre a história da Linguística e mostra o desenvolvimento do pensamento linguístico através das abordagens dosprecursores dessa ciência. A autora ainda destaca as bases da linguísticamoderna, a sua aplicação e as concepções gerais sobre os seus objetos deestudo.
No primeiro capítulo, a autora mostra a necessidade que o homem temem obter conhecimento, e uma das formas de obter esse domínio é através dalinguagem. A curiosidade do homem pela linguagem se dá desde os temposmais antigos, mas foi só com a criação da Linguística que essas manifestaçõesde curiosidade tomaram a forma de uma ciência, com objeto e método próprio.
No capítulo seguinte, Orlandi procura diferenciar a Linguística dagramática tradicional. A autora também se preocupou em ressaltar osmomentos chave na constituição da Linguística, através das gramáticas geraisdo século XVII e das gramáticas comparadas do século XIX. Dentro dessatrama que enreda o pensamento linguístico, a autora destacou duas dasprincipais tendências: o Formalismo e o Sociologismo.
No terceiro capítulo, Orlandi destaca as bases da linguística modernaque tiveram estruturação a partir do Curso de Linguística Geral, do suíçoFerdinand de Saussure que através desses ensinamentos estabeleceu para aciência da linguagem uma divisão em quatro disciplinas que correspondem aquatro diferentes níveis de análise: a fonologia, a sintaxe, a