Resenha critica do filme laranja mecanica do ponto de vista bahavorista

546 palavras 3 páginas
Atividade – Filme: Laranja mecânica.

Faça uma articulação entre a teoria do reflexo aprendido e o filme laranja mecânica. Identificar: a) Condicionamento Pavloviano (EN; EI; EC; RC)
O condicionamento no filme ocorre da seguinte forma: Em Alex, foi injetado um medicamento (Estimulo Incondicionado) que causou náuseas e desejo de morrer (Resposta Incondicionada). Em seguida, foi forçado a assistir filmes violentos com cenas de sexo (Estimulo Neutro) para associar esses sentimentos indesejáveis ao que estava vendo. A nona sinfonia de Beethoven também adquirira a função de estímulo condicionado quando no experimento foi tocada como a música de fundo enquanto Alex assistia às cenas de violência. Alex vincula o seu sofrimento físico a atos de violência introduzidos através de vídeos que ele assistiu exaustivamente, sem ao menos poder fechar os olhos. Esse tipo de condicionamento – ou técnica behaviorista –, relacionando um efeito (seu mal-estar) a uma causa (violência), se faz presente através da teoria comportamental. Seu comportamento é moldado de acordo com os propósitos de outrem.
EN (estímulos violentos) + EI (droga) = RI (náuseas).
EC (estímulos violentos) -> RC (náuseas)

b) Contracondicionamento

c) Generalização

d) Extinção
Não suportando os efeitos provocados pela nona sinfonia de Beethoven, Alex se joga do terraço do quarto em que se encontrava. Enquanto jazia em uma cama de hospital, um médico e uma enfermeira tinham relações sexuais em uma cama ao lado. Em todas estas situações Alex vai sendo exposto a cenas de violência sem que elas fossem pareadas com o estímulo incondicionado. Por isso perdem sua função de eliciarem as respostas reflexas de náuseas, pois se o estímulo condicionado (Cenas de violência e sexo) for apresentado repetidas vezes sem o estímulo incondicionado (Medicamento), seu efeito eliciador se extingue gradualmente.

Faça uma análise crítica sobre o “Tratamento Ludovido” do ponto de vista teórico e ético.

A

Relacionados