Resenha Cr Tica Sintese
Lourrane Lima Silva Costa
AVALIAÇÃO DA UNIDADE I
TEORIA ECONÔMICA
Estância
2015
AVALIAÇÃO DA UNIDADE I
TEORIA ECONÔMICA
Composição da Avaliação para a Unidade I da disciplina de Teoria Econômica entregue nos instrumentos de Resenha Crítica e Síntese das Aulas, como requisito parcial para aprovação na disciplina e obtenção do grau de Bacharel em Direito.
Orientador: Prof. M.Sc. Flávio Marcelo Rodrigues Bruno
Estância
201
RESENHA CRÍTICA
TEORIA DO ORDENAMENTO JURÍDICO. Norberto Bobbio: tradução de Ari Marcelo Salon, prefácio de Celso Lafer, apresentação de Tercio Sampaio Ferraz Júnior. São Paulo: EDIPRO, 2011.
Este texto analisa o livro “Teoria do ordenamento jurídico” de acordo com Norberto Bobbio. Famoso filósofo político italiano e grande historiador. Conhecido por estilo seu estilo analítico e por adotar uma postura positivista crítica.
Bobbio, como qualificado por Ruiz Miguel era um “analítico historicista”, procurava analisar as diferenças ligadas á complexidade dos fatos, visando compreender não somente a norma, mas o contexto que a fere ou a segue. Para Norberto, não basta adotar uma postura positivista com visão teórica e posta, é necessário ser reflexivo, mantendo assim o equilíbrio.
Ele pôde observar que geralmente os problemas gerais do Direito tiveram ênfase quando estudados do ponto de vista da norma jurídica, onde a lei imposta suficientemente basta, não levando em conta que são essas são um componente de um todo mais vasto, chamado de ordenamento. Dessa forma, o conjunto de normas constitui um ordenamento jurídico.
Os elementos de configuração do ordenamento são a unidade e a hierarquia. É necessária uma estrutura escalonada, a norma de escalão inferior depende da norma de escalão superior. Sendo assim, na relação hierárquica, as normas se inter-relacionam, contudo, as de nível inferior possuem uma obrigação em relação às superiores. Sendo a Constituição Federal, chamada de norma